A Mostra do Conhecimento, Tecnologia e Inovação da Escola Básica da URI São Luiz, realizada na última quarta-feira (10), foi um grande sucesso. A exposição ocorreu no Complexo Esportivo da URI e reuniu produções criativas e diferenciadas nas áreas de Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas.
Iniciada em 1990 por sugestão da professora Dinara Bortoli Tomasi, hoje Diretora-Geral da Instituição, a Mostra vem crescendo a cada edição. Este ano, atendendo inovações dos documentos oficiais, especialmente da Base Nacional Comum Curricular, a qual sugere que os trabalhos sejam feitos por área do conhecimento, foi transformada em Mostra do Conhecimento, Tecnologia e Inovação, reunindo 61 trabalhos.
Como reflexo deste comprometimento, já na primeira participação de um edital de bolsas de Projetos de Iniciação Científica em âmbito da URI como um todo, a Escola Básica foi contemplada com dois projetos. Não bastasse o reconhecimento interno, ambos receberam bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Conforme a professora Dinara, a participação em planejar e executar uma pesquisa é um momento ímpar, pois a Escola Básica está oportunizando que jovens do Ensino Médio tenham acesso a uma trajetória acadêmica investigativa, ligada a um grupo de pesquisas do mais alto nível no Brasil, que é o CNPq.
A seguir, confira os trabalhos destaques deste ano:
Comer Bem Para Viver Melhor – Pré 2; Robótica: Zoom – Educação Tecnológica – 1º Ano; Os Imigrantes Alemães no Rio Grande do Sul – 5º Ano; Os Imigrantes Italianos no Rio Grande do Sul – 5º Ano; PANC’S – Plantas Alimentícias Não-Convencionais – 7º Ano; Biopolaridade: Transtorno Maníaco-Depressivo – 8º Ano; Depressão: O Mal do Século – 8º Ano; Remanescentes Radioativos Soviéticos – 9º Ano; Fenômenos da Superfície: Tensão Superficial – 2º Ano Ensino Médio; Desafios para Sustentabilidade: Ilhas de Lixo do Pacifico – 3º Ano Ensino Médio; e Os Efeitos Fisiológicos da Gordura – 3º Ano Ensino Médio
Galeria de imagens
Deixe um comentário