Hoje, dia 18 de junho, celebramos o Dia do Orgulho Autista, com o objetivo de transformar a visão negativa quanto ao autismo, deixando de percebê-lo como “doença”, e, passando a defini-lo como “diferença”.
Trata-se de um momento significativo para destacar a neurodiversidade e as características peculiares das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A expectativa é erradicar a visão excludente de doença e identificar nas pessoas com o transtorno, as suas potencialidades.
O primeiro Dia do Orgulho Autista celebrou-se em 2005, por iniciativa da Aspies for Freedom (Aspies pela Liberdade). Este é um grupo de pessoas autistas, que se organizou, a partir de 2004, com o propósito de defender os seus direitos.
A URI – São Luiz Gonzaga, por meio do Núcleo de Acessibilidade, tem promovido ações significativas sobre a inclusão, dentre as quais destacam-se: Projetos de Pesquisa e Extensão sobre Acessibilidade; Contos de Fadas Inclusivos; sessões de contos de fadas inclusivos, nas escolas, organizadas pelos acadêmicos de Fisioterapia, na disciplina de PPNE; palestras sobre inclusão promovidas em parceria com a SMED de São Luiz Gonzaga e inserção da temática na Semana Acadêmica integrada da Saúde de 2019.
Deixe um comentário